Neste tópico, vamos mostrar como realizar cadastro de colaboradores, pedidos de insumos, e uniformes e pagamentos
Cadastro de colaboradores(as)
Todos(as) os(as) colaboradores(as) das unidades dos Centros Automotivos devem estar devidamente cadastrados(as) nos sistemas da Porto.
Esse procedimento garante o correto envio dos uniformes e a liberação de acesso ao sistema WebCAPS!
As solicitações de cadastro de novos(as) colaboradores(as) CAP (que nunca trabalharam em uma oficina Porto) deverão ser feitas via Portal do Prestador.
Confira o passo a passo:


Após o envio das informações, nosso prazo de análise é de 5 dias úteis.
Ativação QRA
Em até 5 dias úteis, você receberá um e-mail informando se o(a) colaborador(a) foi aprovado(a) nas etapas. Então, você deverá enviar as documentações abaixo para que o QRA seja ativado e o uniforme enviado.
Importante: a carteira digital NÃO é aceita.
Observações:
No e-mail de retorno com documentos, informe se o(a) candidato(a) usará o sistema WebCAPS, para que a criação da matrícula seja solicitada.
Se a área de cadastro CAP informar que falta algum documento, por favor, reenvie todos os documentos novamente – e não apenas o que faltou.
Para funcionários(as) que solicitaram o desligamento (por pedido de demissão), haverá um prazo de carência de 06 meses para que o(a) colaborador(a) possa ser admitido em outro Centro Automotivo. Se o desligamento partir da unidade (contratante), a carência não será aplicada.
Inativação de QRA
Ao realizar o desligamento do(a) funcionário(a), encaminhe um e-mail para caps.matrículas@portoseguro.com.br informando o nome completo, CPF, motivo e data do desligamento.
Insumos e uniformes
A Porto disponibiliza os insumos para a realização dos benefícios gratuitamente aos(às) clientes.
Para isso, você deve solicitar mensalmente os insumos, evitando que falte algum item para o atendimento ao(à) cliente.
Clique aqui e faça download da planilha de Insumos e materiais fornecidos pela Companhia
Uniformes
Todos os(as) colaboradores(as) do Centro Automotivo devem utilizar o uniforme fornecido pela Porto de acordo com a função do(a) profissional(a). Confira a seguir os modelos:
Os uniformes devem ser trocados a cada 6 meses – mas se o uniforme estiver muito desgastado, a unidade pode solicitar a troca quando necessário!
Quando um(a) colaborador(a) for desligado da unidade, fica sob responsabilidade do(a) Gestor(a) recolher todos os itens do uniforme.
Como solicitar?
O sistema SAP de permite a solicitação de materiais e uniformes
Para acessar sistema primeiro deve-se ter acesso ao portal do prestador, caso não tenha, acesse o link e crie uma nova senha: www.portoseguro.com.br/portaldoprestador.
Digite CPF do Gestor(a) e clicar em “esqueci minha a senha”.
Após será enviado um email para redefinir a nova senha
Observação:
O pedido de uniforme para novo colaborador do CAPS é sempre feito pela Matriz automaticamente após a ativação do QRA do funcionário.
Já o pedido de uniforme para substituição é conforme a necessidade, sem data estipulada. Porém só será avaliado pedidos que foram inferiores ao prazo de 6 meses.
Ver manual completo:
Ver lista de materiais e código de insumos
Pagamentos
A Porto realiza, mensalmente, o pagamento referente aos benefícios gratuitos realizados ao(à) cliente.
Todos esses benefícios devem ser baixados em sistema. Ao final do mês, a Companhia elabora um relatório que contempla os serviços realizados entre os dias 01 e 31 do mês.
Esse documento é enviado para a unidade até o 5º dia útil do mês seguinte, para que o Centro Automotivo emita a nota fiscal e receba os valores.
A nota fiscal deve ser emitida com o CNPJ da Sucursal da Porto mais próxima da unidade (verifique a lista de CNPJs Porto nesta planilha). Descreva no corpo da nota a quantidade de cada benefício e anexe as Guias Trabalhistas (DARF, GFIP e FGTS, além dos comprovantes de pagamento destas guias).
Atenção: para os CAPS do estado de SP, utilize o CNPJ: 61198164/0001-60.
Pagamento de pastilhas
Todas as pastilhas trocadas gratuitamente aos taxistas são reembolsáveis. Para receber por esta pastilha, você deve efetuar a baixa em sistema e depois enviar a Nota Fiscal de Produto para o e-mail: caps.pagamentos@portoseguro.com.br
Faremos o reembolso de acordo com o valor pago na pastilha. Para isso, envie a nota fiscal e a nota de compra + impostos. Essas notas devem ser emitidas mensalmente.
Lembre-se: a nota fiscal deve ser emitida para o CNPJ da Porto mais próxima da sua localidade.