Aqui vamos falar sobre regras gerais, quando ao se tornar um Centro Automotivo Porto, a empresa precisa aderir as regras referente a precificação, peças homologadas e garantia de rede. Essas regras norteiam e apoiam a operação do seu negócio.

Sua empresa se tornou um Centro Automotivo Porto. E agora?

 

Um dos primeiros passos é aderir às regras referentes a precificação, peças homologadas e garantia de rede.

Essas regras norteiam e apoiam a operação do seu negócio.

 

Precificação

O markup é a margem aplicada à peça na venda.

O markup é a margem aplicada à peça na venda.

Em nossa rede, o markup gira em torno de 60% do valor da peça para as compras realizadas em distribuidores.

Para as peças com valores mais elevados, o markup diminui, como por exemplo nas compras de pneu, embreagem, etc.

O óleo e o filtro de óleo comprados em distribuidor podem tem um markup superior, desde que não exceda o valor de mercado.

Dica:

Procure realizar as compras dos insumos e peças para sua unidade em distribuidores com preços atrativos, garantindo que sua margem não exceda os 60% ou fique acima do valor de mercado.

Todos os orçamentos realizados dentro das unidades CAP devem seguir algumas regras. Confira:


REGRAS PARA PEÇAS:

Não pode ultrapassar o valor da concessionária;

Deve estar dentro da média de valor do mercado (grandes redes de centros automotivos);

É proibido usar peças remanufaturadas ou reutilizadas;

É proibido utilizar peças não homologadas (confira a tabela de marcas homologadas para venda no CAP);

Não é permitido instalar rodas de tamanho diferente do original do veículo.


REGRAS PARA MÃO-DE-OBRA:

Não pode ultrapassar o valor-hora aprovado na reunião de Gestores;

É proibida a cobrança de Cambagem, Cáster, etc. A geometria (Alinhamento) tem valor fixo que contempla todas as correções, sendo desnecessário fazer cobranças adicionais.

Só se cobra diagnóstico de injeção (Scanner) se o cliente não realizar nenhum serviço na unidade;

Serviços de descarbonização de motor não são realizados na Rede.

TABELA DE VALORES-HORA

(VALORES MÁXIMOS DE COBRANÇA)

Observação: Esse é o valor teto da rede, ou seja, valores abaixo são permitidos normalmente.

 

Tabela de Valores-hora

 

 GEOMETRIA

(VALORES MÁXIMOS DE COBRANÇA)

 

Peças homologadas

Na rede de Centros Automotivos Porto só é permitida a utilização de peças originais ou homologadas.

Considere sempre o manual de marcas homologadas, pois apenas as peças que tiveram sua qualidade aprovadas pelo comitê técnico fazem parte desta categoria.

Para ter acesso à tabela de itens homologados, verifique a tabela “Produtos e Marcas Homologadas 2023.07”.

 

É vedada a utilização de peças “usadas”, sem procedência e não homologadas.

 

 


 

Caso identifique a necessidade de incluir alguma peça que não esteja autorizada para aplicação conforme a tabela de homologados, preencha a ficha (ver anexo “Ficha para Análise de Homologação de Peças”) e envie para seu Analista. Após o recebimento, será avaliada a possibilidade de inclusão na lista de homologados pelo comitê técnico na Matriz.

 

 

 

 

Ficha de solicitação de homologados

 

 

Tabela de produtos e marcas homologadas

Garantia de Rede

A área de centros automotivos tem como premissa a garantia de rede nacional.

Funciona assim: caso um(a) cliente realize um serviço e viaje para outra cidade, e o veículo apresente problemas referentes àquele serviço, ele(a) pode procurar uma unidade na região onde estiver. E terá o reparo em seu veículo sem custo.

Veja as regras para esta garantia:

 

REGRA DE GARANTIA – REDE CENTRO AUTOMOTIVO PORTO

1. Prioridade no atendimento:

O atendimento deve priorizar clientes que tiverem o veículo com problemas de origem de garantia;

2. Cobrança do(a) cliente:

Nenhum valor deverá ser cobrado do(a) cliente, seja por mão-de-obra ou por substituição de peças, referente aos itens de garantia;

3. Mão-de-obra:

Não é permitido cobrar mão-de-obra nos CAPs por até três horas de serviço. Cadastre este serviço como “Garantia”. Serviços que excederem três horas de mão-de-obra terão o valor de R$100,00 por hora;

4. Peças:

O CAP que atender à garantia deverá contatar o CAP que realizou o atendimento para solicitar o reembolso das peças utilizadas na correção do problema. Isso deve ser feito através de e-mail com cópia para o analista de relacionamento e o analista do SAC (se o caso estiver em tratativa no SAC);

5. Reembolso:

O reembolso para a unidade que realizou o serviço deve ser feito no prazo máximo de 15 dias corridos, a partir da data do envio do e-mail. O valor do reembolso será o preço de compra da peça + impostos.

 

 

Treinamentos obrigatórios

Para garantir que a rede de prestadores(as) esteja de acordo com as regras e procedimentos estabelecidos, todos os(as) prestadores(as) dos Centros Automotivos devem realizar os seguintes treinamentos obrigatórios:

Lei anticorrupção;

Conduta e relacionamento com cliente;

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais);

CAPS mais sustentável;

MTR SINIR (obrigatório somente para Gestor(a) e responsáveis pelo processo de manifestos ambientais).

Para realizar estes treinamentos, siga o passo a passo:

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Acessando pelo celular

Você pode acessar pelo celular através de qualquer navegador ou pelo aplicativo. Confira como acessar:

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Pronto! Você será redirecionado(a) para a página inicial da plataforma.

 

 

Serviços gratuitos

Benefícios

A Porto oferece serviços gratuitos que são descritos em apólice para alguns(as) segurados(as). Estes serviços são realizados dentro das unidades CAPS.

Porto Seguro Auto

Cristalização de para-brisa;

Troca de lâmpadas externas (exceto lâmpadas especiais como Xenon, LEDs, super brancas e similares);

Regulagem de foco dos faróis;

Troca de pastilha gratuita – peça e serviço (taxistas/ubers). Este benefício é concedido uma única vez na apólice;

Reparo de furo de pneu;

Diagnósticos;

Desinfecção veicular (verificar disponibilidade na região). Conferir manual Desinfecção Veicular

Itaú Auto

Reparo de furo de pneu.


PASTILHA DE FREIO DIANTEIRA GRATUITA

O benefício de pastilha de freio dianteira é concedido uma única vez por apólice.

Se no momento da baixa do serviço você identificar que o(a) cliente utilizou o benefício em menos de um ano, você deve informa-lo(a) que ele(a) deverá fazer a substituição de forma particular.

 

 

 

 

 


 

Vouchers

Voucher correntista Itaú

Alguns(as) clientes correntistas do Itaú ganham alinhamento e balanceamento que serão pagos pela Porto através da Porto Faz (nem sempre o(a) cliente terá seguro na Porto, Azul ou Itaú).

Além do processo de queima do voucher, é necessário cadastrar o atendimento no WEBCAPS.

O atendimento com cliente ocorrerá da seguinte forma:

1 – Acesso 

Acesse:  https://meuportal.portosegurofaz.com.br

Utilize o e-mail do Centro Automotivo. Ex.: caps.xxxx@gmail.com

No primeiro acesso ou caso tenha esquecido a senha, clique em “Primeiro acesso/Esqueci minha senha” para recuperar ou criar senha.

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2 – Consulta de voucher

Para consulta, é necessário ter o código do voucher ou a placa do veículo;

Ao consultar o voucher, todos os dados serão exibidos (número do voucher, placa, nome do(a) cliente, CPF, telefone), conforme imagem abaixo.

Importante: Somente prossiga com a queima do voucher após a realização do serviço.

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2.1 – Consulta de voucher (situação: já utilizado ou não encontrado)

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3- Pagamento/Reembolso – R$200,00 pelo serviço (independentemente do tipo de veículo)

Dados para envio de Nota Fiscal de cobrança para a Porto:

Razão Social: Porto Seguro Assistência e Serviços S.A

CNPJ:  41.608.574/0001-24

Inscrição Estadual: 206703733114

Endereço: Av. Jurua, 376, Térreo – Alphaville  – SP – CEP: 06455-010

Enviar Nota Fiscal para: gestaofinanceira.portosocorro@portoseguro.com.br

Prazo: a NF deve ser enviada 20 após a realização do serviço e o pagamento será feito em 5 dias úteis.

4- Cadastro de serviço

Além da queima do voucher no site da Porto Faz, é necessário cadastrar no WebCAPS por conta da garantia de rede.

5- Dificuldade no processo ou acesso

Acesso: Envie e-mail para gestaofinanceira.portosocorro@portoseguro.com.br, informando CNPJ, Razão Social e o e-mail cadastrado.

Processo/Acesso: contate o Analista.

Voucher site campanhas

Nas campanhas realizadas através do site dos CAPS, são disponibilizados vouchers promocionais para todos(as) os(as) clientes. Geralmente, os(as) clientes chegam até o site através de pesquisa no Google e e-mail marketing.

Site: https://centrosautomotivosportoseguro.campanhaporto.com.br/

Exemplos de campanhas: 3 promoções

O processo funciona assim:

O(a) cliente recebe e-mail marketing ou encontra o site do CAP pelo Google e gera o voucher.

 

 

 


Modelo de voucher que o cliente apresentará pelo celular ou e-mail:

E se o cliente(a) não trouxer o voucher?

Como identificar o serviço e se é o voucher do Google?

1.O CAP pode acessar o site de campanhas;

2.Clicar em selecionar;

3.Digitar os dados do(a) cliente;

4.Se o voucher já tiver sido gerado, aparecerá a opção de imprimir novamente.

 

 

Observações:

1.Lançar peças e serviços no WebCAPS mais o código 79493 do voucher Google Campanhas.

2.Os serviços serão pagos pelo(a) cliente conforme o voucher.

Ambiental


 

A sustentabilidade, uma missão da Porto Seguro.

Com o objetivo de eliminar os riscos ambientais e, ao mesmo tempo, atender às legislações vigentes do país, atuando na prevenção e correção, o programa orienta os(as) gestores (as) dos Centros Automotivos Porto a fazerem o descarte correto de resíduos automotivos.

Assim, a Porto Seguro garante o desenvolvimento sustentável da Companhia, alinhado à preocupação socioambiental de nossos(as) clientes(as).

E qual é a sua participação nessa missão do Centro Automotivo Porto?

Seu papel é zelar pelo descarte correto dos resíduos e, com isso, evitar a contaminação de solos, redes de esgoto e água da rua. Este é um passo fundamental para prevenir a geração de impactos ambientais e a criação de situações favoráveis ao desenvolvimento de doenças.

Além de atender à legislação e às normas técnicas, o aproveitamento de resíduos traz diversos benefícios; por isso, contamos com sua colaboração para executar o programa na oficina.

 

Fique atento(a) e guarde os comprovantes de todas as coletas realizadas na sua unidade, sejam elas de:

 

 

Lembre-se de sempre pesar a sucata na retirada, ok?

Todo Centro Automotivo deve realizar o cadastro no órgão responsável pela emissão do MTR (Manifesto de Transporte Resíduos) de sua região.

Este documento é imprescindível na coleta dos resíduos.

 

Alguns exemplos de órgãos:

  • São Paulo – SIGOR;
  • Rio de Janeiro – INEA;
  • Espírito Santo – IEMA.

Em regiões que não tenham um órgão estadual, o cadastro deverá ser feito no SINIR (federal).

Após a coleta, verifique se a empresa finalizou o processo no site de emissão do MTR de sua região. Se estiver tudo certo, você poderá baixar o Certificado de Destinação Final (CDF).

Caso a empresa não faça o processo de recebimento no site, ele será cancelado automaticamente.